Skip directly to content
(67) 3043-5538 | Rua 7 de Setembro 453, 79002-121 - Campo Grande - MS

Anticoncepcional Injetável, tem dúvidas?

28/07/2019 - 10:45

 

 

 

 

 

Vamos falar sobre algumas das dúvidas sobre anticoncepcional injetável mais frequentes e ouvidas pelos médicos nos consultórios.

1) Qual é o dia certo para tomar a injeção de anticoncepcional a primeira vez?
O dia correto para tomar a primeira dose de qualquer anticoncepcional é o primeiro dia da menstruação. Com o início da menstruação temos certeza de que não está grávida, o que permite de forma segura aplicar a injeção de anticoncepcional.


2) E a segunda dose, terceira e assim por diante?
Depende do anticoncepcional. Existem aqueles para serem tomados a cada 30 dias e outros para serem tomados a cada 90 dias, independente da menstruação. 
Nos anticoncepcionais trimestrais isso é ainda mais evidente e a única maneira de não errar é tomar 1 injeção a cada 90 dias.


3) Comecei a tomar a injeção este mês, já estou protegida?
Não. O ideal é fazer uso de outro método contraceptivo junto, durante todo o primeiro mês, por exemplo, fazer uso de camisinha. A partir do segundo mês estará protegida.


4) Quando posso ter relações com ejaculação dentro sem risco de engravidar?
A partir do final do primeiro mês em que iniciou o uso do anticoncepcional injetável, você estará protegida.


5) Estarei protegida o mês todo, não corro risco de engravidar?
A injeção anticoncepcional trimestral protege de gravidez durante seu uso correto, 30 ou 90 dias. Pode proteger alguns dias a mais, dependendo do tempo que está tomando a medicação (quanto maior o tempo, mais dura seu efeito).