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Dica da Nutrologista: no inverno comemos mais?

13/04/2020 - 07:30

Você já deve ter ouvido ou até mesmo já se justificou dizendo que no inverno comemos mais, porque o nosso corpo gasta mais energia para se aquecer na estação fria.

Mas saiba que isso é um mito, quando falamos do frio aqui no Brasil.

As temperaturas daqui não são baixas o bastante a ponto de ser necessário ingerir mais calorias, diferente de outros países, inverno tem períodos de frio mais longos e intensos.

O que acontece é que normalmente comemos pelo conforto, mas o inverno é uma boa época para investir ainda mais em carboidratos de baixo índice glicêmico como as batatas doce e baroa, além de brócolis, berinjela, alface, tomate e lentilha.

Por conta do frio, muitas pessoas acabam deixando de lado os legumes, verduras e frutas, o que é um grande erro. Maçã, abacate, cereja, ameixa, morango e pera são frutos que devem ser consumidos sempre que possível nos dias de temperatura amena, pois além de terem baixo índice glicêmico, têm fibras que ajudam a dar saciedade.

Claro que você pode aproveitar este tempinho frio para preparar receitas quentes, mas leves! Como sopas com legumes, saladas quentes (refogados de legumes), que são menos calóricas e aquecem. Aposte também em bebidas quentes, como os chás, que são fáceis de preparar e benéficos para a saúde geral.

 

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