Skip directly to content
(67) 3043-5538 | Rua 7 de Setembro 453, 79002-121 - Campo Grande - MS

Por que acordamos com mau hálito?

02/08/2018 - 19:15

 

 

 

 

 

Enfrentar o mau hálito pela manhã é algo comum,  encarada como natural. Mas você sabe por que isso acontece?
Encontrar alguém que nunca em sua vida tenha acordado com mau hálito é uma missão praticamente impossível. Isso porque essa condição é natural do organismo humano, e tem explicações que envolvem nossa fisiologia.
O cheiro desagradável na boca quando acordamos pode ter duas origens, sendo elas a bucal e a extrabucal. 
Mau hálito de origem bucal
A redução do fluxo salivar enquanto dormimos (boca seca). A saliva tem um papel fundamental para neutralizar os ácidos presentes na nossa boca.
Há uma ligeira descamação da mucosa bucal e elas podem se depositar sobre a língua, formando a saburra. Sua decomposição faz com que o mau hálito aconteça pela manhã.
A higienização foi insuficiente, quando dormimos sem escovar os dentes ou a higienização não é satisfatória, acontece a formação da placa bacteriana e da saburra lingual.
Mau hálito de origem extrabucal
O período prolongado em jejum faz com que nosso organismo entre em um estado de ligeira hipoglicemia. Mas é preciso que ele produza energia para continuar desempenhando suas funções. Para isso, recorre às reservas naturais, a gordura, que é sintetizada pelo metabolismo e convertida em glicose. Porém, nesse processo também acontece a liberação de corpos cetônicos, que têm um odor forte.
Dormir com a boca aberta ou roncar aumenta as chances de acordar com mau hálito. Isso porque o contato do ar com as mucosas bucais causa o seu ressecamento. 


Não podemos negar que acordar com mau hálito é uma situação muitas vezes desagradável, porque além do odor também pode ocorrer um gosto amargo na boca. Mas apesar de tudo isso, não há porque se preocupar.