Skip directly to content
(67) 3043-5538 | Rua 7 de Setembro 453, 79002-121 - Campo Grande - MS

Cinco coisas que talvez você não saiba sobre as estrias.

16/03/2017 - 14:45

As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Abaixo, listamos sete aspectos das estrias que talvez você desconhecia.

  • 1. Os homens também têm

Embora as estrias afetem principalmente as mulheres, os homens também podem desenvolvê-las.

Às vezes, especialmente no caso de adolescentes, as estrias aparecem nas costas, cobrindo a coluna com linhas horizontais.

Entre aqueles que praticam musculação muitas vezes elas aparecem nos ombros.

  • 2. Eles podem ir a qualquer lugar, até mesmo no rosto

As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo onde a pele for esticada, mas são mais frequentes em áreas que tendem a armazenar gordura, como o abdômen, tórax, braços, nádegas e coxas.

Há um tipo específico de estrias causadas pela Síndrome de Cushing, uma doença rara, devido a níveis elevados de um hormônio chamado cortisol no sangue. Neste caso, as marcas são geralmente maiores, e podem aparecer na face.

  • 3. Não aparecem só na gravidez

As estrias surgem quando a pele estica muito em um curto período de tempo. Dessa forma, podem sair durante surtos de crescimento em adolescentes, bem como durante um rápido ganho de peso, e, é claro, também na gravidez. .

  • 4. Mas nem todas as grávidas têm
A probabilidade de que uma mulher grávida desenvolva essas marcas depende, em certa medida, de fatores genéticos, mas também de quanto sua barriga cresce.

Mães que têm uma gravidez múltipla são mais propensas a ter estrias.

Eles não são uma consequência inevitável da gravidez, mas são muito frequentes: afetam 90% das grávidas.

Embora existam muitos produtos no mercado que afirmam que podem prevenir as estrias, há pouca evidência científica sobre sua eficácia.

Hidratantes não podem impedir a quebra do colágeno e, assim, não podem prevenir o surgimento das estrias. Mas eles podem fazer a pele parecer mais suave e macia.

Evitar o que em inglês é conhecido como dieta "iô-iô", ou seja, ciclos rápidos de ganho e perda de peso, pode ajudar a evitar essas marcas.